Gestor de mídias sociais

Gestor de mídias sociais: Entenda o que faz esse profissional!

Há uma década, o papel de um gestor de mídias sociais talvez nem existisse. Hoje, no entanto, quase todas as empresas estão envolvidas nas mídias sociais de uma maneira ou de outra. Uma rápida olhada no Google Trends mostra o aumento do interesse no termo “gestor de redes sociais” ao longo dos anos e parece que as pessoas nunca estiveram tão interessadas no termo como hoje.

Como qualquer cargo sênior de marketing, um bom gestor de mídias sociais precisa de uma ampla gama de habilidades para criar conteúdo envolvente que converta o maior número possível de seguidores em clientes fiéis.

Gestor de mídias  sociais

DICA: Faça sua graduação com 30% de desconto na Estácio: https://matriculas.estacio.br.

O que é um Social Media Manager – Gestor de mídias sociais?

O gestor de mídias sociais é a pessoa dentro de uma organização que é responsável por monitorar, executar, filtrar e medir a presença na mídia social de um produto, marca, corporação ou mesmo indivíduo. Os gerentes de mídia social costumam ser chamados de “voz da empresa”.

A função de gestor de mídias sociais também pode ser chamada de “gerente da comunidade” (embora este título tenha se tornado um pouco desatualizado). Antes da internet, o papel mais semelhante era o de relações públicas.

Os gerentes de mídia social são responsáveis ​​por representar uma empresa nos canais sociais como a única voz da marca. Eles respondem aos comentários, compilam campanhas e criam conteúdo. Esses especialistas fornecem às organizações as orientações necessárias para aprimorar sua presença online.

Com objetivos claros, como: “melhorar o tráfego do site” ou “otimizar o reconhecimento da marca”, os gerentes de mídia social visa expandir seus negócios por meio de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Há uma década, esse papel era inexistente. Agora, mais empresas adotam as mídias sociais para a aquisição de clientes, e o gerenciamento social geralmente é essencial.

Gestor de mídias  sociais

O que um gestor de mídias sociais faz?

A primeira tarefa de um gestor de mídias sociais é implementar um plano de marketing. A natureza acelerada do mundo social significa que essas estratégias geralmente são de curto prazo.

A maioria das empresas realiza revisões a cada 90 dias. Embora os planos variem, eles geralmente começam com a identificação de clientes-alvo e o estabelecimento de uma programação de conteúdo. Os gerentes de mídia social também:

  • Chave para a comunicação social:  essa função determina com que frequência uma empresa deve postar em cada canal social e é responsável pelas respostas.
  • Apoie o desenvolvimento da identidade da marca: eles mostram o “porquê” que ajuda os clientes a se relacionarem com sua organização.
  • Participe de estratégias de design visual: sejam suas fotos de perfil ou fotos de equipe, um gestor de mídias sociais garante que você combine visualmente sua marca.
  • Suporte a estratégias promocionais: os gerentes de mídia social fornecem informações sobre publicidade paga, tráfego orgânico e marketing de influenciadores.
  • Compile sua estratégia de engajamento: seu gestor de mídias sociais escuta, responde e interage com seu público em todos os canais. Isso aumenta as vendas e melhora o relacionamento com os clientes por meio do engajamento.
  • Estabeleça uma estratégia de conversão: seu gestor de mídias sociais aprende pontos de preocupação e preocupações dos seguidores. Isso os ajuda a sugerir como converter fãs em clientes.

Habilidades necessárias para se tornar um gestor de mídias sociais

Redação Publicitária

Copywriting é uma habilidade fundamental para o marketing de mídia social (e provavelmente todas as áreas de marketing). É necessário escrever uma boa redação em muitas áreas da função de gestor de mídias sociais, desde preencher sua descrição de perfil de mídia social até criar tweets e postagens no Facebook.

Para gerar engajamento e cliques, você deve incluir uma história cativante em sua publicação nas redes sociais e sem grandes habilidades de redação que possam ser difíceis.

Design (Gráficos e Vídeos)

Existem alguns estudos onde houve a constatação que postagens em redes sociais com imagens e/ ou vídeos associados, possuem um engajamento muito maior do que postagens apenas textuais.

As mídias sociais evoluíram bastante nos últimos anos, e nos afastamos das atualizações baseadas principalmente em texto simples para conteúdo visual, como imagens e vídeos. Projetar e criar conteúdo visual está se tornando uma habilidade essencial para os gerentes de mídia social.

Falar em Público (confiança na frente da audiência)

Com recursos e aplicativos como o Facebook Live, Instagram Live entre outras ferramentas, as lives estão se tornando cada vez mais importantes nas plataformas sociais. E os profissionais de marketing estão antenados nessa mudança. E estão buscando se adequar às necessidades.

É muito comum você ver lives de lojas, comércios, restaurantes, além de artistas e influencers, conversando e interagindo com mais frequência com seu público, divulgando eventos e promoções. E isso realmente chama a atenção do público.

Para explorar a tendência de vídeo ao vivo, os gerentes de mídia social precisam ter confiança suficiente para ir ao vivo nas mídias sociais para se conectar com seu público. Ter habilidades de falar em público ajudará você a apresentar suas ideias, entrevistar convidados, responder a perguntas improvisadas e conversar com seus seguidores em tempo real.